top of page
Infertilidade na Medicina Chinesa
A infertilidade é definida como a incapacidade de um casal conceber após 2 ou mais anos de relacionamento sexual sem o uso de contracepção.
A infertilidade é classificada como primária quando a parceira nunca concebeu, ou secundária, quando a mulher teve uma gravidez anterior independentemente do resultado dessa concepção.
Em amboscasos os parceiros deverão realizar exames médicos: cerca de 70% dos casos se devem a infertilidade feminina e 30% por esterilidade masculina.
As causas de infertilidade são diversas:
• 41%Fatores hormonais de ovulação como: menstruação irregular, amenorreia ou síndrome do ovário poliquístico–
• 32%Anormalidade nas trompas de Falópio –
• 16%Fatores uterinos –
• 4,7%Fatores cervicais –
• 5%Sem causa aparente –
Na Medicina Chinesa a infertilidade pode estar relacionado afraqueza constitucional, excesso de trabalho, exercício físico, excesso de atividade sexual em idade precoce, invasão pelo frio ou consumo excessivo de alimentos frios, gordurosos e laticínios.
A infertilidade é tratada de acordo com as quatro fases do ciclo menstrual, o princípio de tratamento será de acordo com cada fase: menstrual, pós menstrual, da ovulação ou pré menstrual.
No tratamento da infertilidade com medicina chinesa utiliza-se a acupuntura e a fitoterapia para de nutrir a deficiência, eliminar fatores patogênicos, ativar os meridianos Ren Mai e Chong Mai, ativar a função uterina e promover a reprodução e acalmar a mente.
Algumas pacientes podem responder com sucesso em poucos meses de tratamento, mas em outros casos o tratamento pode ser demorado podendo levar até um ano.
bottom of page