top of page

O que é a Acupuntura?

 

    A Acupuntura é um dos ramos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), existem 12 Meridianos Principais que abrigam os mais de 361 pontos espalhados pelo corpo chamandos de 'Acupontos'. A seleção e a inserção de finas agulhas em aço inoxidável (agulhas de acupuntura) nos acupontos se baseiam nos métodos de diagnóstico e nos princípios de tratamento da MTC.

 

Como funciona a Acupuntura?

 

    A acupuntura consiste em colocar agulhas da espessura de fios de cabelo em diferentes pontos de pressão (Acupontos), em todo o corpo. Acredita-se que o estímulo desses pontos estimula as capacidades naturais regeneradoras do corpo e aprimore suas funções.

   Há duas teorias sobre como a acupuntura funciona. Na filosofia chinesa, existe duas energias opostas: YIN e YANG. Quando YIN e YANG estão em equilíbrio, o corpo está saudável, e no desequilíbrio ou bloqueio haverá o surgimento de doenças. A energia, chamada de "qi", flui dentro dos meridianos. 

     Sabe-se que há cerca de 2 mil pontos de acupuntura e que estão distribuídos pelo corpo. Com o estímulo nos pontos com as agulhas ou com pressão podemos aliviar as obstruções do fluxo de energia, permitindo a cura do corpo.

   De acordo com o ponto de vista ocidental, acredita-se que a acupuntura provavelmente funcione pelo estímulo do Sistema Nervoso Central, o qual libera os compostos químicos ( neurotransmissores e hormônios). Tais compostos aliviam a dor, dão impulso ao sistema imunológico e regulam as funções corporais. Na acupuntura há liberação de endorfinas e hormônios que aliviam a dor.

 

A Acupuntura é segura? 

 

    A Acupuntura é considerada muito segura. É recomendado o uso de  agulhas esterilizadas e descartáveis. Além disso, os acupunturistas devem passar um antisséptico sobre as áreas antes da inserção das agulhas, o que reduz bastante o risco de infecção. As agulhas não ou mal esterilizadas podem transmitir doenças contagiosas.

  Podem ocorrer alguns efeitos colaterais como: dor, sangramentos leves, irritação ou ferimentos no local da inserção da agulha. Algumas pessoas podem sentir cansaço ou tonturas após a sessão. E em casos muito raros, podem ocorrer complicações mais sérias, como quando as agulhas perfuram algum órgão.

Principais Indicações da Acupuntura:

 

DISTÚRBIOS MUSCUOESQUELÉTICOS: Dor miofascial (muscular), problemas do ombro, cervicalgia (dor e rigidez do pescoço), epicondilite (cotovelo de tenista),  LER/DORT, síndrome de túnel do carpo, Lombalgia (dor na região lombar) aguda e crônica, ciatalgia (dor ciática), problemas no joelho (osteoartrose), fasciite plantar, esporão do calcâneo, dor crônica,  fibromialgia, artrite reumatóide...

 

DISTÚRBIOS DIGESTIVOS: Náusea, vômitos, constipação crônica (prisão de ventre/intestino preso), gastrite, diarréia...

 

DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS: asma,  bronquite, rinite alérgica, resfriados, sinusite, alergias, tosse...

 

DISTÚRBIOS REPRODUTIVOS / URINÁRIOS: TPM, cólica menstrual, retenção urinária, síndrome do climatério (Menopausa), disfunção sexual, ejaculação precoce, enurese noturna, ...

 

DISTÚRBIOS NEUROLÓGIGOS: nevralgia do trigêmeo, paralisia facial periférica, seqüelas de AVC (acidente vascular cerebral), espascitidade, distúrbios motores espásticos, cefaléia, enxaqueca...

 

DISTÚRBIOS GERAIS: depressão, insônia, ansiedade, estresse, boca seca, psoríase, eczemas, acne,  alopecia, desordens da ATM (articulação temporo-mandibular) ...

 

   O resultado percebe-se já na primeira aplicação, porém sendo mais eficaz a partir da 5a. aplicação, o número de sessões pode variar de acordo com cada caso, em média de 10 a 15 aplicações nos casos mais simples.

 

    A maioria dos pacientes que procuram a acupuntura, muitas vezes já recorreram a  outros tratamentos, podendo exigir um tratamento mais prolongado com a Acupuntura. Quando a doença é tratada na fase aguda ou inicial obtém-se melhores RESULTADOS com a Acupuntura.

A Acupuntura não tem contra-indicações?

 

    Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele ou aversão intensa `as agulhas de Acupuntura.

    A acupuntura é uma técnica invasiva que exige conhecimentos sobre anti-sepsia, anatomia e fisiologia humanas, fundamentais para evitar acidentes e complicações que eventualmente possam ocorrer, tais como inoculação de microorganismos no corpo humano ou dano a algum órgão interno como fígado, rim ou pulmão. Mas esse tipo de risco é extremamente baixo.

 

A Acupuntura faz emagrecer?

 

    A acupuntura atua principalmente nos fatores emocionais, diminuindo a ansiedade, a sensação de fome, assim, controla a compulsão alimentar, principalmente por doces. Esse efeito favorece a reeducação alimentar, sem a necessidade do uso de drogas para reduzir o apetite. Esta é uma das grandes vantagens: age sem causar efeitos colaterais ou dependência química provocada pelos moderadores de apetite.

     São efeitos adicionais e complementares da acupuntura: melhora o sono, reduz a irritabilidade e os sintomas causados pela obesidade, tais como dor na coluna, joelhos e pés, o que motiva a realização de exercícios físicos. A técnica também é indicada em pacientes com a síndrome de abstinência causada pela suspensão inadequada dos remédios moderadores do apetite.

Acupuntura dói?

 

    A introdução das agulhas, em geral, não provoca dor. Pode no máximo gerar uma sensação muito leve de picada. Contudo, o “efeito acupuntura” depende da profundidade e da manipulação da agulha,  sensações como “peso”, “distensão”, ou uma leve sensação de “choque”, podem indicar o efeito terapêutico alcançado conhecido como a chegada da eneria, do "Qi" (气).

 

 

O efeito da Acupuntura é imediato?

 

   A acupuntura é muitas vezes recomendado em casos de emergência, principalmente em casos de dores músculo-tendíneas, como as que ocorrem em esportistas, em outros casos como torcicolo aguda, dor aguda da coluna, cólicas, desmaios também são indicados.

     Quando o tratamento é iniciado mais precocemente, ou seja, na fase aguda obtém-se os melhores resultados. Na primeira sessão de Acupuntura é possível alcançar uma melhora significativa de até 70%~80% na melhora de um quadro de dor (depende do estágio da dor).

Benefícios da Acupuntura:

 

    A estimulação dos acupontos traz diversos benefícios para o corpo, dentre eles destacam-se os efeitos analgésicos, antiinflamatório, relaxante muscular, sedativo, calmante, antiemético, ansiolítico, antidepressivo, aumento da resposta imunológica, diminuição da espasticidade após acidente vascular encefálico (AVC/AVE) além de estimular a reparação e cicatrização tecidual.

 

bottom of page